segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ouro em Penedono

4 comentários

Empresa canadiana quer reabrir minas


Uma empresa canadiana está à procura de ouro no concelho de Penedono, distrito de Viseu. As explorações já começaram e poderão permitir a reabertura das minas fechadas há precisamente 50 anos. A SIC visitou as ruínas da mina de ouro de Penedono, na companhia dos dois últimos antigos mineiros.


Tio Alfredo e Alfredo Pio, como são conhecidos, não coincidem apenas no nome. Ambos estão já na casa dos 80 anos. Trabalharam juntos nas antigas minas de ouro de Penedono.

À boleia da SIC, regressaram ao local que há 50 anos era o “ganha-pão” deles e de mais 1200 mineiros. Dizem que a vida era dura. Trabalhava-se muito e ganhava-se pouco.

Mesmo assim, era a melhor opção. Corria o ano de 1947 quando a mina foi encerrada por ordem de Salazar. O ditador não gostou que certos homens tivessem cedido perante a tentação do ouro.Tio Alfredo recorda que foi por causa de alguns "desvios" que o governante mandou fechar a mina de ouro de Penedono.

Ao longo dos anos houve várias tentativas para reactivar as minas. Primeiro foi um consórcio luso-espanhol, na década de oitenta. Depois foi a vez dos espanhois se associarem aos americanos. Ambas as tentativas saíram goradas.

Cinquenta anos depois do fecho das minas, ainda são bem visíveis os inertes resultantes da lavagem das pedras de onde se extraía o ouro. Nestes terrenos não nasce nada. E quem tem campos agrícolas por perto, teme que o retomar da exploração do ouro agrave os problemas ambientais. Entretanto, no terreno, já começaram as análises ao solo. Uma empresa canadiana quer investir nas minas de Penedono. O sucesso trará muito dinheiro a todos: à empresa, ao Estado e acima de tudo ao concelho e a toda a região. Diz quem sabe, que ainda há muita coisa a explorar, mas mesmo assim há quem não queira voltar às minas.

Fonte: SIC